Blog

Share This Post

News / Saúde

Como saber se seu cavalo está saudável ?

como saber se seu cavalo está saudável

Todo cavaleiro ou amador de cavalos já se preocupou com a saúde do seu animal. Para descobrir como saber se seu cavalo está saudável, afim de poder chamar o veterinário nos primeiros sinais de doença, seguem alguns pontos para um diagnóstico rápido.

O pulso

As pulsações cardíacas do cavalo saudável quando está parado varia entre 26 à 40 batimento por minuto. Para achar o pulso, você deve colocar a mão em baixo da mandíbula do cavalo e sentir com a ponta dos dedos.

Você pode também sentir diretamento ao nivel da espadua esquerda do cavalo. Pode sentir com os dedos ou apoiando a orelha para contar os batimentos do coração.

 

Saiba também que se o pulso de um cavalo adulto em repouso fica acima de 60 batidas por minutos, não é normal. Acima de 80 batidas por minutos, o estado do cavalo está crítico.

Se tirar o batimento cardíaco logo depois de um esforço intenso, pode atingir 100 pulsações por minuto.

De qualquer forma, apois pedir um esforço intenso ao seu cavalo, você terá que deixar ele se recuperar ao passo até que o pulso volta à 70 batimentos por minuto pelo menos.

 

A respiração

A respiração se avalia com o numero de expiração e inspiração por minuto. Atenção: não deve contar no mesmo tempo as expirações e inspirações, escolher uma ou outra.

Para facilitar a contagem, se afasta um pouco do cavalo e examine o tórax do animal. O movimento marca nitidamente a respiração.

Se você tiver um estetoscópio, melhor ainda, coloca ele ao nivel da traquéia.

A média é de 8 até 16 respirações por minute, e mais para o potro.

 

A temperatura

Para tirar a temperatura, existe termômetros específicos e adaptados para animais tão grandes. Não usa outro tipo de termômetro, poderia quebrar e machucar o cavalo.

A temperatura normal se situa entre 37,5 e 38,5°C. O potro tende a ter uma temperatuda um pouco mais elevada. Os fatores como umidade ou calor inflienciam sobre o animal e podem fazer subir a temperatura.

Se você acabou de montar o seu cavalo ou trabalhado ele de alguma forma, a temperatura será superior à normal. Além disso, a temperatura será provavelmente mais alta no final do dia: se você deve tirar a temperatura do seu cavalo todos os dias, tira sempre no mesmo horario.

 

As gengivas e tecido conjuntivo

Conforma as outras mucosas, as gengivas e o tecido conjuntivo do cavalo (entorno do olho) são dois fatores indicadores da saúde do cavalo.

O tecido conjuntivo sano deve ser cor de rosa. Se for vermelha, indica que o olho está irritado. Se também a gengive está vermelha, o cavalo apresenta os sinais de um problema de saúde.

Uma genvive muito pálida ou o contorno do olho muito pálido já alerta sobre um possível deficit de glóbulos vermelhos.

Ao inverso, mucosas puxando para o vermelho muito escuro ou roxo demostam uma falta de oxigeno no sangue.

Membranas amareladas indicam um problema de fígado.

Em caso de qualquer mudança desse tipo, se deve chamar o veterinário.

Ultimo ponto sobre as mucosas: se elas estão particularmente secas, é um indicador de febra.

 

Apetite

Reparando a quantidade de comida que o cavalo come diariamente, você poderá avaliar se ele perdeu apetite ou não. A perda de apetite pode ser passageira, mas tem que avaliar o problema sobre alguns dias. Se permanecer, melhor chamar o veterinário.

Além da comida, verifique que seu cavalo bebe o suficiente. Se ele procura beber muito, também deve alertar. Não espera para chamar o veterinário.

 

Comportamento

As mudanças repentinas de comportamento do animal devem também alertar sobre os possíveis sinais de má saúde. Fazendo as boas perguntas e se conhecendo bem o seu cavalo, podemos facilmente identificar uma mudança repentina de comportamento que é um sinal anunciador de uma doença.

Entretanto, alguns comportamentos são tipicos de alguma afeto. Por exemplo, um cavalo tendo cólica vai ter tendência a deitar, se esticar, se morder, estará mais estressado e zangado.

Finalmente, podemos dizer que um cavalo doente adota comportamentos e posições incomuns. Ele vai ser mais irritável, demostrando sinais de impaciência como balançar muito e nervosamente o rabo, procura a se esticar, colocar o peso nos posteriores, colocam a lingua para fora, relincham repetitivamente, etc.

como saber se o seu cavalo esta saudavel

como saber se seu cavalo está saudável

Como saber se seu cavalo está saudável? – Tabela lembrete

Sinais Normal Anormal
Atitude Animado, apetite normal, reage quando chama Falta de animo, perda de apetite, procura solidão, fica parado
Pelo Brilhante Opaco, empolado
Crottins Moldado, ligeiramente umido, cheiro normal Muito liquido ou seco, cheiro forte
Ruídos intestinais Presentes em todo o abdomem Diminuição, ausência ou aumento
Temperatura 37,5 à 38 ° C (ao descanso) Nota : a temperatura do potro até um mês de idade é de 37,5 à 38,5° > 38,3° C de manhã
Frequência cardíaca ao descanso 30 à 40 batidas por minuto, aumenta até 160 à 250 após um esforço grande. Nota : a frequência cardíaca do potro é de 50 à 70 batidas por min. > 50 batidas por minuto ao descanso
Respiração Frequência : 10 à 14 por minuto, inspiração e expiração regulares, aumenta até 45 após um esforço grande. >16 expirações por minuto ao descanso
Mucosas (olhos, gengivas) Rosadas Pálidas = anemia Tendência vermelha = congestão Tendência amarela = icterícia
Cascos Frios, lisos e uniformes Quente, superfície quebrada, deformada
Test da desidratação : aperta entre o dedo indicador e o polegar e pele acima da pálpebra A pele volta rapidamente ao lugar A dobra demora mais do que 2 segundos para desaparecer
Test do tempo de preenchimento capilar : aperta o dedo indicador alguns segundos na gengiva.  A mucosa volta rapidamente na cor de rosa A mucosa demora mais do que 2 segundos para voltar na cor de rosa
Urina Espessa, ligeiramente turva, amarelo claro Muito escura até preta, cheiro forte e desagradável

Share This Post

2 Comments

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

    Reply
  2. Muito bom artigo! Ajudou a ter uma idéia mais ampla sobre o assunto. Obrigado

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register